Confira se o email foi digitado corretamente.

As comunicações acerca da sua solicitação serão retornadas via email.
Se o email estiver incorreto não será possível o envio da resposta à sua solicitação sendo necessário entrar em contato com o CREA para obter informações acerca da sua solicitação.
Formulário Online

Extensão de Atribuição Profissional

Nº da revisão: 02 - Criada em: 21/08/2020

IMPORTANTE: Os documentos incluídos nesta solicitação devem ser a digitalização colorida e legível dos originais, em extensão .pdf, contendo a sua íntegra (frente e verso). 

1 - Formulário
Preenchimento da solicitação de forma online.

2 - Diploma ou certificado de conclusão de curso
Atenção 1: O diploma ou certificado de conclusão deverá estar assinado e possuir a frente e o verso do documento.
Atenção 2: Sendo o requerente apenas técnico de nível médio, se a extensão de atribuição se referir a um curso de pós-graduação, apresentar, também, o diploma do curso de nível superior que possibilitou o ingresso na pós-graduação.

3 - Histórico Escolar
Emitido em papel timbrado e/ou contendo carimbo da Instituição de Ensino, assinado e com a indicação da carga horária por disciplina. Histórico escolar sem assinatura será aceito somente se for possível consultar a sua autenticidade através da internet.

4 - Projeto Pedagógico do Curso - PPC
Atenção 1: Este documento é necessário para os cursos que não possuam cadastro no Crea-PR.
Atenção 2: Estão dispensados da apresentação destes documentos:
a) Os profissionais que ingressaram no curso antes da vigência das Diretrizes Curriculares estabelecidas pela LDB (Lei Federal N.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996);
b) Cursos com atribuições cadastradas>Consulte aqui . Caso não localize, a situação cadastral do seu curso deverá ser consultada junto a Central de Informações (0800 0410067).
c) Cursos que o cadastramento encontra-se na situação "Em análise - cadastro" e "Em análise - atualização cadastral".

5 - Orientações - Profissionais formados em instituições de ensino de outros Estados
Atenção 1:
 Os egressos de instituições de ensino de outros estados, cujo curso não possui cadastro, deverão solicitar a extensão de atribuição no Crea de origem da instituição de ensino.
Atenção 2: As solicitações de inclusão de algum campo de atuação ou atividade, lei, decreto ou resolução nas atribuições deverão ser solicitadas sempre no estado de origem da instituição de ensino do profissional.
Atenção 3:  Após a inclusão da atribuição adicional no Crea de origem da instituição de ensino, apresentar a certidão de registro, utilizando o Fale Conosco, para atualização também no Crea-PR.

6 - Profissionais que possuem visto no Crea-PR e realizaram a extensão de atribuições no seu Crea de origem
Necessário apresentar somente a Certidão de Registro de Pessoa Física que comprove a extensão da atribuição realizada.

7 - Outros
- Para as solicitações de inclusão de algum campo de atuação ou atividade, lei, decreto ou resolução nas atribuições utilizando o curso da gradução, apresentar somente o que consta nos itens 1 e 4, devendo ser descrito no campo de observações especificamente quais atividades o profissional deseja estender as suas atribuições. Se o solicitante ingressou no curso antes da vigência da Lei Federal N.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, substituir o item 4 pelos itens 2 e 3.
- O profissional não deverá possuir débitos de anuidade.

8 - Georeferenciamento
A solicitação de extensão específica para habilitação da atividade de Georeferenciamento poderá ocorrer também mediante a comprovação de conclusão dos conteúdos formativos constantes na PL 2087/2004-Confea ou experiência profissional na área. Nestes casos deverá constar no campo de observações do formulário que trata-se de verificação de atribuição para Georeferenciamento.
Caso o profissional possua as disciplinas dispostas na PL 2087/2004-Confea em curso de formação já registrado no Crea deverá apresentar os documentos 1, 3 e 4 (exceto grade curricular).
Para as solicitações mediante a comprovação de experiência profissional deverá apresentar além do item 1, a Certidão de Acervo Técnico referente a trabalhos realizados em Georeferenciamento.

9 - Específico para profissionais da Modalidade Elétrica – Inclusão de atribuições do art. 8º e 9º da Resolução 218/1973
Esta solicitação é específica para os profissionais da modalidade elétrica, conforme Deliberação 39/2014-CEEE. Para a obtenção da atribuição adicional será exigida uma formação mínima de 300 horas quando cursada durante a graduação ou de 360 horas quando obtida via pós-gradução lato-sensu (especialização), conforme parâmetros a seguir definidos.

PARA OBTENÇÃO DO ARTIGO 8º DA RESOLUÇÃO 218/1973
Conteúdos para cursos de graduação ou pós-graduação:
- Materiais, máquinas e equipamentos elétricos – 60 horas
- Instalações prediais e industriais e eficiência energética – 90 horas
- Sistemas de potência, geração, transmissão e distribuição – 120 horas
- Automação – 30 horas
Conteúdo para cursos de pós-graduação (exclusivamente): Metodologia científica e seminários – 60 horas (30 + 30 horas)

PARA OBTENÇÃO DO ARTIGO 9 º DA RESOLUÇÃO 218/1973
Conteúdos para cursos de graduação ou pós-graduação:
- Materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos – 30 horas
- Sistemas e equipamentos de telecomunicações – 60 horas
- Eletrônica analógica, digital e de potência – 180 horas
- Automação – 30 horas
Conteúdo para cursos de pós-graduação (exclusivamente): Metodologia científica e seminários – 60 horas (30 + 30 horas)


Termo de ciência






Para informações adicionais ligue para nossa central telefônica 0800 041 0067 ou visite nosso site: www.crea-pr.org.br
Aguarde...Aguarde...