Confira se o email foi digitado corretamente.

As comunicações acerca da sua solicitação serão retornadas via email.
Se o email estiver incorreto não será possível o envio da resposta à sua solicitação sendo necessário entrar em contato com o CREA para obter informações acerca da sua solicitação.
Formulário Online

Interrupção de Registro Profissional Online

Nº da revisão: 10 - Criada em: 11/02/2022

1 - Formulário
Preenchimento da solicitação de forma online, anexando a documentação digitalizada, quando necessária.

2 - Comprovação de não exercício da profissão
Atenção: Estes documentos são necessários somente para os profissionais que possuem no seu registro título profissional pertencente às modalidades de engenharia química ou geologia e engenharia de minas.

2.Carteira de trabalho: enviar as páginas contendo a foto, a identificação e os registros de contratos de trabalho em ordem sequencial até a página em branco (inclusive);
2.1.1  Se possuir contrato de trabalho vigente: apresentar também a declaração da empresa contendo o seu atual cargo, pré-requisitos para ocupá-lo e a descrição detalhada do cargo/função, bem como as atividades desempenhadas;
2.2  Se servidor público em atividade: documento comprobatório fornecido pelo órgão público descrevendo a atividade realizada pelo profissional.
2.3 Se sócio proprietário de empresa com registro no Crea-PR: apresentar o profissional que o substituirá nas funções até então desempenhadas;
2.4 Se autônomo: comprovante de baixa junto a Prefeitura da(s) cidade(s) do Paraná que exercia a atividade.
2.5 Para os profissionais filiados ao Sindicato Nacional dos Peritos Criminais Federais, apresentar somente o comprovante da filiação.

IMPORTANTE: Na hipótese de não possuir ou não apresentar nenhum dos documentos citados no item 2 a solicitação de interrupção do registro será indeferida.

3 - Outros
Não possuir ART - Anotação de Responsabilidade Técnica na situação obra/serviço em andamento.
Atenção 1: Para ARTs de obra ou serviço concluídos, realizar a baixa da(s) ART'(s) diretamente no seu acesso restrito do site do Crea-PR ou marcar a declaração de interrupção do registro profissional no formulário da solicitação que não possui ART's de obras/serviços em andamento.
Atenção 2: Para ARTs de obra ou serviço não concluído, paralisado ou transferência de responsabilidade técnica, antes de solicitar a interrupção do registro, efetuar a baixa da ART por obra não concluída, apresentando a documentação necessária.
Atenção 3: Para ARTs de obra ou serviço não iniciado ou ART em duplicidade, antes de solicitar a interrupção do registro, realizar o cancelamento da ART, apresentando a documentação necessária.

Realize a solicitação de cancelamento da ART ou a baixa da ART por obra ou serviço em andamento (Serviços > Baixa de ART de serviço em andamento)

4 - Anuidade
Após o deferimento da interrupção do registro profissional é necessário quitar a anuidade proporcional do exercício. A emissão do boleto de pagamento é realizada no acesso restrito do profissional do site do CREA-PR.
O cálculo proporcional da anuidade é realizada da seguinte forma: Valor da anuidade do exercício (disponível no menu Profissional > Anuidade, do site do Crea-PR) / 12 X Quantidade de meses que o registro profissional ficou ativo.


Termo de ciência



O prazo máximo estimado para entrega é de 2 dias úteis, podendo sofrer alterações caso necessite de análises complementares.



Para informações adicionais ligue para nossa central telefônica 0800 041 0067 ou visite nosso site: www.crea-pr.org.br
Aguarde...Aguarde...