Confira se o email foi digitado corretamente.

As comunicações acerca da sua solicitação serão retornadas via email.
Se o email estiver incorreto não será possível o envio da resposta à sua solicitação sendo necessário entrar em contato com o CREA para obter informações acerca da sua solicitação.
Formulário Online

Extensão de Atribuição Profissional (Com 2ª via de carteira)

Os documentos a seguir deverão ser apresentados em fotocópia autenticada ou original e fotocópia simples

Nº da revisão: 30 - Criada em: 07/08/2020

1 - Formulário gerado ao final da solicitação, impresso e assinado em papel branco.
Atenção 1O solicitante deverá assinar o formulário no momento da entrega em uma Inspetoria ou Posto de Atendimento do Crea-PR. Caso a documentação seja encaminhada via correios ou entregue por terceiros, é necessário o reconhecimento de firma da assinatura por verdadeiro.
Atenção 2Se o solicitante possuir no seu registro ao menos um título profissional que não tenha sido apresentado o diploma, será emitida a CARTEIRA DE IDENTIDADE PROVISORIA contendo todos os títulos profissionais do registro, ocorrendo a emissão da carteira de identidade profissional definitiva somente após a apresentação do diploma de todos os títulos do registro.

2 - Diploma/Certificado ou Comprovante/Declaração
Atenção 1: O diploma ou certificado/declaração de conclusão deverá estar assinado e a cópia possuir a frente e o verso do documento.
Atenção 2: O certificado/declaração de conclusão deve possuir a data que se concluiu o curso (profissional de nível médio) ou a data que colou grau (profissional de nível superior), a informação sobre a tramitação do Diploma (ambos os níveis) e a Portaria de Reconhecimento do Curso ou a utilização da prerrogativa da Portaria Normativa N.º 23/2017-MEC (profissional de nível superior).

3 - Histórico Escolar
Emitido em papel timbrado e/ou contendo carimbo da Instituição de Ensino, assinado e com a indicação da carga horária por disciplina. Histórico escolar sem assinatura será aceito somente se for possível consultar a sua autenticidade através da internet.

4 - Projeto Pedagógico do Curso - PPC
Atenção 1: Este documento, aceito sem a autenticação da cópia apresentada, é necessário para:
a) Cursos de nível médio e superior que não possuam cadastro no Crea-PR;
b) Curso de Engenharia Civil, realizado EAD – Ensino à distância, na Uniube - Universidade de Uberaba;
c) Cursos de nível médio da modalidade mecânica, de instituições de ensino do Paraná e outros estados;
d) Cursos de nível médio da modalidade elétrica, de instituições de ensino do Paraná, que não possuem deliberação para a realização do registro de forma administrativa.
e) Cursos de especialização, mestrado ou doutorado que não possuem cadastro no Crea-PR.
Atenção 2: Estão dispensados da apresentação destes documentos:
a) Os profissionais que ingressaram no curso antes da vigência das Diretrizes Curriculares estabelecidas pela LDB (Lei Federal N.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996);
b) Cursos com atribuições cadastradas>Consulte aqui . Caso não localize, a situação cadastral do seu curso deverá ser consultada junto a Central de Informações (0800 0410067).
c) Cursos que o cadastramento encontra-se na situação "Em análise - cadastro" e "Em análise - atualização cadastral".

5 - Orientações - Profissionais formados em instituições de ensino de outros Estados
Atenção 1: Os egressos de instituições de ensino de outros estados, cujo curso não possui cadastro, deverão solicitar a extensão de atribuição no Crea de origem da instituição de ensino.
Atenção 2: As solicitações de inclusão de algum campo de atuação ou atividade, lei, decreto ou resolução nas atribuições deverão ser solicitadas sempre no estado de origem da instituição de ensino do profissional.

6 - Profissionais que possuem visto no Crea-PR e realizaram a extensão de atribuições no seu Crea de origem
Necessário apresentar somente a Certidão de Registro de Pessoa Física que comprove que a extensão da atribuição foi realizada.

7 - 1 (uma) foto 3x4 colorida, recente, com fundo branco e sem data
Somente se desejar alteração das imagens da carteira de identidade profissional anterior.

8 - Outros
- Quitação da taxa de 2.ª via de carteira. Para consultar valores de taxas clique aqui
- Exclusivo para extensão de atribuição de técnicos de segurança do trabalho: registro como técnico de segurança do trabalho junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, conforme prevê o art. 3º da Lei 7.410/1985. Imprima aqui o comprovante do registro.
- Para as solicitações de inclusão de algum campo de atuação ou atividade, lei, decreto ou resolução nas atribuições, é necessário apresentar somente os documentos relativos aos itens 1 e 4, devendo ser descrito no campo de observações especificamente quais atividades o profissional deseja estender as suas atribuições. Se o solicitante ingressou no curso antes da vigência da Lei Federal N.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996, substituir o item 4 pelos itens 2 e 3.
- O profissional não deverá possuir débitos de anuidade.

9 - Georeferenciamento
A solicitação de extensão específica para habilitação da atividade de Georeferenciamento poderá ocorrer também mediante a comprovação de conclusão dos conteúdos formativos constantes na PL 2087/2004-Confea ou experiência profissional na área. Nestes casos deverá constar no campo de observações do formulário que trata-se de verificação de atribuição para Georeferenciamento.
Caso o profissional possua as disciplinas dispostas na PL 2087/2004-Confea em curso de formação já registrado no Crea deverá apresentar os documentos 1, 3 e 4 (exceto grade curricular).
Para as solicitações mediante a comprovação de experiência profissional deverá apresentar além do item 1, a Certidão de Acervo Técnico referente a trabalhos realizados em Georeferenciamento.

 10 - Específico para profissionais da Modalidade Elétrica – Inclusão de atribuições do art. 8º e 9º da Resolução 218/1973
Esta solicitação é específica para os profissionais da modalidade elétrica, conforme Deliberação 39/2014-CEEE. Para a obtenção da atribuição adicional será exigida uma formação mínima de 300 horas quando cursada durante a graduação ou de 360 horas quando obtida via pós-graduação lato-sensu (especialização), conforme parâmetros a seguir definidos.

PARA OBTENÇÃO DO ARTIGO 8º DA RESOLUÇÃO 218/1973
Conteúdos para cursos de graduação ou pós-graduação:
- Materiais, máquinas e equipamentos elétricos – 60 horas
- Instalações prediais e industriais e eficiência energética – 90 horas
- Sistemas de potência, geração, transmissão e distribuição – 120 horas
- Automação – 30 horas
- Conteúdo para cursos de pós-graduação (exclusivamente): Metodologia científica e seminários – 60 horas (30 + 30 horas)

PARA OBTENÇÃO DO ARTIGO 9º DA RESOLUÇÃO 218/1973
Conteúdos para cursos de graduação ou pós-graduação:
- Materiais e equipamentos elétricos e eletrônicos – 30 horas
- Sistemas e equipamentos de telecomunicações – 60 horas
- Eletrônica analógica, digital e de potência – 180 horas
- Automação – 30 horas
- Conteúdo para cursos de pós-graduação (exclusivamente):  Metodologia científica e seminários – 60 horas (30 + 30 horas)


Termo de ciência


O prazo máximo estimado para entrega é de 5 dias úteis, podendo sofrer alterações caso necessite de análises complementares.



ATENÇÃO:
O formulário deverá ser apresentado juntamente com a documentação necessária (com fotocópias autenticadas ou em original e fotocópia) no prazo máximo de 10 dias e podem ser entregue diretamente nas inspetorias do CREA-PR ou postados via Correio. Sendo que serão consideradas apenas as postagens recebidas no CREA-PR até 04 dias após a data da postagem

Para informações adicionais ligue para nossa central telefônica 0800 041 0067 ou visite nosso site: www.crea-pr.org.br
Aguarde...Aguarde...