Confira se o email foi digitado corretamente.

As comunicações acerca da sua solicitação serão retornadas via email.
Se o email estiver incorreto não será possível o envio da resposta à sua solicitação sendo necessário entrar em contato com o CREA para obter informações acerca da sua solicitação.
Formulário Online

Registro Profissional Com Diploma (Nível Superior)

Nº da revisão: 57 - Criada em: 30/08/2022

IMPORTANTE: Os documentos incluídos nesta solicitação devem ser a digitalização colorida e legível dos originais, em extensão .pdf, contendo a sua íntegra (frente e verso). O formulário e a foto devem ser a digitalização do orginal, também colorida, com a extensão .png ou .jpg, resolução mínima de 300 dpi.

1 - Formulário gerado após o preenchimento, impresso em papel branco, assinado e digitalizado.
Atenção 1: A solicitação é realizada inteiramente online, ocorrendo a anexação dos documentos de forma digitalizada.
Atenção 2: O registro, para profissionais de nível superior, é concedido somente após a colação de grau. Profissionais de nível médio, após a conclusão do curso.
Atenção 3: Se a solicitação do registro conter ao menos um título profissional que não tenha sido apresentado o diploma, será emitida a CARTEIRA DE IDENTIDADE PROVISÓRIA contendo todos os títulos profissionais do registro, ocorrendo a emissão da carteira de identidade profissional definitiva somente após a apresentação do diploma de todos os títulos do registro.

2 - Documento de Identidade
Atenção 1:  
RG pode ser substituído por outros documentos oficiais de identidade com prazo de vigência válido, exceto a CNH, que é aceita mesmo estando vencida. Será incluído na carteira profissional o número do documento de identidade apresentado. 
Atenção 2:  Para solicitantes estrangeiros (visto permanente), apresentar identidade de estrangeiro com a indicação de permanência no País.

3 - CPF:
Atenção 1: O CPF pode ser substituído pelo documento de identidade, desde que neste contenha o número do CPF.
Atenção 2: Também será aceita a certidão de situação cadastral, emitida no site da Receita Federal

4 - Comprovante de quitação militar (somente para profissionais brasileiros):
Para brasileiros, do sexo masculino e que solicitem registro no período entre 1º de janeiro do ano que completarem 19 anos de idade e 31 de dezembro do ano que completarem 45 anos de idade, devendo ser apresentado o Certificado de Reservista - CR (com os carimbos devidamente anotados) ou Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI ou documento de identidade militar, quando o solicitante é militar ativo.

5 - Diploma do curso ou certificado/declaração de conclusão do curso emitido pela instituição de ensino:
Atenção 1: O diploma ou certificado/declaração de conclusão deverá estar assinado e a cópia possuir a frente e o verso. A assinatura no diploma ou certificado/declaração de conclusão é dispensada se o documento for emitido de forma digital e a sua autenticidade puder ser realizada pela internet.
Atenção 2: O certificado/declaração de conclusão deve possuir a data que se concluiu o curso (profissional de nível médio) ou a data que colou grau (profissional de nível superior), a informação sobre a tramitação do Diploma (ambos os níveis) e a Portaria de Reconhecimento do Curso ou a utilização da prerrogativa da Portaria Normativa N.º 23 /2017-MEC (profissional de nível superior). 
Atenção 3: A informação quanto a Portaria de Reconhecimento do Curso ou a utilização da prerrogativa da Portaria Normativa N.º 23/2017-MEC também pode constar no histórico escolar ou no certificado/declaração de conclusão do curso. 
Atenção 4: Para solicitantes que concluiram cursos do Programa Pronatec, além do certificado/declaração de conclusão do curso, apresentar também o certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio.

6 - Histórico Escolar:
Histórico escolar da graduação ou do curso de técnico de nível médio (técnico em segurança do trabalho) emitido em papel timbrado e/ou contendo carimbo da Instituição de Ensino, assinado e com a indicação da carga horária por disciplina. Histórico escolar sem assinatura será aceito somente se possível consultar sua autenticidade pela internet.

7 - Projeto Pedagógico do  Curso - PPC
Atenção 1: 
Este documento, aceito sem a autenticação da cópia apresentada, é necessário para cursos de técnico de segurança do trabalho e de nível superior que não possuam cadastro no Crea-PR;
Atenção 2: Estão dispensados da apresentação destes documentos:
a) Os profissionais que ingressaram no curso antes da vigência das Diretrizes Curriculares estabelecidas pela LDB (Lei Federal N.º 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996);
b) Cursos com atribuições cadastradas no Crea-PR (Consulte aqui) ou no Crea de origem da Instituição de Ensino. Caso não localize, a situação cadastral do seu curso deverá ser consultada junto a Central de Informações (0800 041 0067).
c) Cursos que o cadastramento encontra-se na situação "Em análise - cadastro" e "Em análise - atualização cadastral".
Atenção 3: Após conferência, se a grade curricular cursada for diferente da cadastrada no Crea-PR, será solicitada a apresentação do PPC ( Projeto Pedagógico do Curso),correspondente à grade curricular efetivamente cursada. 
Atenção 4: Os egressos de instituição de ensino de outros Estados, cujo curso não possui cadastro no Crea de origem, deverão solicitar o registro no Crea do estado da Instituição de ensino. 

8 - Comprovante de residência: Contas de água, luz ou telefone, expedido no prazo máximo de 90 dias e no nome do solicitante.
Atenção: Caso não possua o documento, preencher os campos do seu endereço disponível no próprio formulário de solicitação.

9 - Opcional
- Para inclusão de tipo sanguíneo apresentar o exame laboratorial com tipo sanguíneo e fator RH ou ainda outro documento oficial emitido pela instituição que realizou o exame. - Para inclusão do número do PIS ou Pasep, apresentar comprovação do número.

10 - Foto 3 X 4
Foto colorida, recente e com fundo branco.
Atenção 1: A foto será utilizada na sua carteira de identidade profissional, que é um documento oficial de identidade. Deve ser do rosto inteiro, de frente, olhos abertos e direcionados para a câmera. Deve apresentar fisionomia neutra ou com sorriso discreto, mantendo os lábios fechados. Fotos com óculos são permitidas se os olhos estiverem totalmente visíveis e a armação não for grande, grossa ou chamativa. 
Atenção 2: Não são aceitas fotos de corpo inteiro ou de perfil, com reflexo ou olhos vermelhos. Não é permitido o uso de maquiagem carregada ou itens de chapelaria ou cobertura na cabeça, exceto se utilizado por motivos religiosos, não devendo impedir a visualização perfeita do rosto.
Atenção 3: A resolução mínima da foto é de 300 dpi, arquivo com extensão .png ou .jpg.

Outros:
- Quitação da taxa, emitida após o preenchimento do formulário. Consulte os valores de taxas aqui.
Observação: Quando nova solicitação for protocolada em até 30 dias após o indeferimento da solicitação inicialmente protocolada, o valor pago relativo à taxa de serviço do protocolo inicial poderá ser reaproveitado para a nova solicitação.
- Quando apresentado certificado/declaração de conclusão do curso é cobrada taxa de carteira provisória e após a apresentação do Diploma é cobrada taxa de carteira definitiva.
- Exclusivo para registros de técnicos de segurança do trabalho: registro como técnico de segurança do trabalho junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, conforme prevê o o art. 3º da Lei 7.410/1985. Imprima aqui o comprovante do registro.
- Para recém-formado que solicitar seu registro em até 180 dias após a data da colação de grau (nível superior) ou da conclusão de curso (nível médio) há o desconto de 90 % no valor da primeira anuidade.
IMPORTANTE: O valor mínimo da anuidade será equivalente à 1/12 (um doze avos) da anuidade integral do ano vigente. 





 


Termo de ciência


O prazo máximo estimado para entrega é de 7 dias úteis, podendo sofrer alterações caso necessite de análises complementares.



Para informações adicionais ligue para nossa central telefônica 0800 041 0067 ou visite nosso site: www.crea-pr.org.br
Aguarde...Aguarde...